Ontem, conforme mencionado no post Iniciando testes no XE2, eu havia separado uma máquina virtual apenas para os testes. Agora, irei colocar minhas impressões sobre o processo de instalação do Delphi na máquina virtual criada.

Assunto de Hoje: Instalando o XE2

Quando executamos o instalador, é feita uma análise dos pacotes/software já instalados e então inicia-se o processo de download. Além do .Net 3.5 SP1, percebi o download de algumas bibliotecas/componentes importantes, como o Firemonkey, o FastReport (que bom ver ele incorporado aos componentes que acompanham o Delphi – ainda mais sabendo que o Rave continua!), o CodeSite Express, entre outros.

Eu sei que para a maioria foi tranquilo passar pela instalação, mas para mim foi um processo um tanto tortuoso! Foram nada mais nada menos do que 10 (DEZ!) horas ao todo para finalizar a instalação! Isso depois de já ter feito o download dos 42MB do instalador. E olha que tirei muita coisa do pacote que não me interessava. É triste falar nisso, mas o Brasil ainda engatinha quando se trata de oferta de internet de boa qualidade (banda larga mesmo!) para todo o território nacional. Isso tem melhorado nos últimos anos, mas ainda falta muito. Por exemplo, eu pago R$70 para ter uma internet de 128 a 192 kbps (sim, varia muito!). Tem região que por este mesmo valor, consegue-se internet de 1Mbps ou mais. O fato é que não existe ainda  uma oferta que atenda a toda demanda existente em nosso país.

Eu não sei se a versão comercial do Delphi XE2 será disponibilizada da mesma forma que o trial, mas para quem não tem uma internet de qualidade será sofrido tê-lo rodando na máquina caso não seja liberado outro meio para a instalação. Para mim, o ideal seria ter duas formas. A que já existe hoje, visto que é muito prático para quem tem uma boa internet, e na forma de download da imagem Iso, com a possibilidade de reiniciar download de onde parou, caso a internet caia. Assim, nós os menos afortunados de internet :), poderíamos utilizar softwares como o JDownload, que agilizam muito o download de arquivo grandes. Muitos poderão dizer que, a forma adotada na instalação do trial também continua de onde parou. O que acontece na verdade é que ele continua do último pacote instalado com sucesso. Se ocorrer alguma queda durante algum pacote grande, como por exemplo, no FireMonkey, aí tem que se iniciar o download de todo o pacote novamente. Durante a instalação na minha máquina isso ocorreu algumas vezes.

Abraços.

.

Desenvolvedor de software desde 1995. Em 1998, abriu sua própria empresa, a Lukas Sistemas, desde então passou a atender diversas empresas, principalmente autopeças. Apaixonado por Delphi, porém não o impede de flertar com outras linguagens sempre que possível. Mora na cidade de Balsas/MA com sua esposa e dois filhos.

14 thoughts on “Instalando XE2 – Testando o Delphi XE2 – Parte 1”

  1. Blz Luiz!

    Fiz contato com eles através da representaćao deles aqui. Recebi informaćões

    gjardim@embarcadero.com.br

    Geziany Jardim

    Comercial
    Embarcadero do Brasil

    E do Brasil Tecnologia Ltda.
    Rua Maria Coelho Aguiar, 215 – Bloco C – 4º andar
    Phone: 55 11 3741-5555

  2. Bom dia, o tempo para a instalação realmente me impressionou, nagativamente. Mas para mim, que dou um usuário do Delphi desde a versão 1 fiquei surpresso com o resultado, a interface, novos recursos… Agora é usar pra conhecer as novidades. Abraços a todos.

  3. Bom dia Luiz !

    Gostaria de usar esse canal para agradecer indicações do Emiliano e reforçar o contato comercial da Embarcadero do Brasil direto com nosso escritório em SP .

    Estamos atendento ,aliás muitas solicitações ..através do e-mail atendimento@embarcadero.com.br ou quem preferir entre em contato através do telefone(11)3741-5555 ou com Marcelo pelo (11)3741-3872.

    Abços ..

    Geziany Jardim

    Comercial
    Embarcadero do Brasil

  4. Acho que fugiu um pouco do foco do post “Instalação do Delphi XE2”. No entanto, parabéns!!!

    Vou ler os Demais post sobre o XE2.

    Abraço!

  5. Obrigado Flávio pela visita.

    No que se refere à instalação do XE2 basicamente é o que está no post, ou seja, baixar o instalador e iniciar o processo. Você escolhe os pacotes que deseja instalar, assim como é feito nas versões anteriores, e pronto.

    Achei interessante colocar minha impressão com relação ao tempo de instalação, visto que muitos tiveram a mesma dificuldade.

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.